Notícias

0

Da Redação

Com Assessoria

O Desembargador Paulo Maia Filho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba, lançou nesta quinta-feira (14), o livro “Ação Civil Pública como Via Alternativa ao Dissídio Coletivo”. O evento, que teve início às 17h na sede do TRT na Capital, contou com a presença de juristas e desembargadores, entre eles o desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

O livro aborda a questão da greve do servidor público que, apesar de estar consagrado na Constituição Federal, não tem, ainda, regulamentação. Para o desembargador Paulo Maia Filho, “a Ação Civil Pública se mostra adequada à solução dos conflitos de greve e sindicais, inclusive dos servidores públicos”.

Em um trecho do livro, o autor questiona: “De que vale uma decisão que apenas declara ilegal a greve dos servidores públicos? Longe de definir o conflito irá agravá-lo”.

A obra, com 248 páginas, foi dissertação de mestrado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aborda a possibilidade da ação civil pública como alternativa ao desentendimento coletivo entre empregados e empregadores. O prefácio do livro é do jurista Leonardo Greco.

Segundo o prefaciador, “o autor enveredou pelo exame de questões específicas, como os limites da jurisdição normativa na ação civil pública, sua projeção em matéria salarial, na solução das lutas sindicais e dos conflitos de greve, até mesmo dos trabalhadores públicos e também na repressão a condutas sindicais.

FONTE http://www.paraiba1.com.br/Noticia/58907_presidente-do-trt-lanca-livro-que-trata-de-greve-de-servidor-publico.html

 

Comentários ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *