No dia 11 de maio serão promovidas, nos estados, mobilizações na Justiça Eleitoral. Neste dia, os sindicatos também deverão se juntar às demais categorias do funcionalismo público federal, que vão organizar o Dia Nacional de Lutas contra o congelamento salarial e a retirada de direitos.
No dia 18 de maio, as mobilizações serão concentradas na Justiça Federal; e no dia 25 de maio, na Justiça do Trabalho. Além desse calendário, a Fenajufe poderá convocar os sindicatos para um ato nacional em Brasília para pressionar o governo, o STF e a PGR a negociarem e Congresso Nacional a votar os projetos que revisam os PCSs.
Este novo calendário de mobilizações foi aprovado na reunião ampliada da Fenajufe, ocorrida no dia 30 de abril, em Brasilia. O objetivo é garantir a unidade da categoria para construir a greve por tempo indeterminado em defesa dos PLs 6613/09 e 6697/09, na sua forma original, contra o congelamento salarial (PLPs 01/07 e 549/09) e a retirada de direitos.
O Sintrajuf-PE foi representado por André Pottes (Justiça Eleitoral) e Isaac Oliveira (Justiça Federal), eleitos na assembléia do dia 27 de abril, além de Jacqueline Albuquerque, como coordenadora da federação.
Na reunião ampliada, foi avaliado que no momento ainda não é possível deflagrar a greve por tempo indeterminado e que é necessário mais tempo para mobilizar a categoria. A realização da greve ficou para ser definida na XVI Plenária Nacional da Fenajufe, que acontece de 3 a 5 de junho, no Rio de Janeiro.
Enquanto isso, foi aprovada a proposta de resolução apresentada pela diretoria da Fenajufe, que prevê um calendário de lutas durante todo o mês de maio, cujo mote é “Contra o congelamento salarial, a nossa meta é o PCS”.
Também foi reafirmada a defesa dos projetos originais, em tramitação na Câmara desde o final de 2009 e aprovados pela categoria nos vários fóruns promovidos pela Fenajufe. A maioria dos delegados participantes rejeitaram a proposta, apresentada por um delegado, sugerindo que fosse aberta uma consulta nacional em relação à estruturara remuneratória; PCS ou subsídio.
Como essa deliberação já foi tomada pela categoria em instâncias anteriores, a reabertura da discussão prejudicaria a mobilização da categoria pela negociação e aprovação dos projetos. Foi aprovado ainda que o debate sobre carreira será retomado logo após a aprovação dos PLs 6613 e 6697.
A união da categoria em Pernambuco e em todo o País é decisiva para pressionar o governo, o STF e a PGR a negociarem o orçamento, de forma efetiva, e aprovar os projetos que revisam os planos de cargos e salários da categoria.
Calendário de mobilizações:
Dias 02 a 06 de maio- rodada nacional de assembleias e mobilização.
Dia 11 de maio – mobilização na Justiça Eleitoral com ato público. Incorporar aos atos públicos dos SPFs nos estados.
Dia 18 de maio – mobilização na Justiça Federal com ato público.
Dia 25 de maio – mobilização na Justiça do Trabalho com ato público.
Contra o congelamento salarial, a nossa meta é o PCS.