Aos 54 anos de idade, com mais de 30 deles dedicados à profissão, o oficial de justiça José Valter de Carvalho, mais antigo servidor da Comarca de Mamanguape, representa a situação da categoria no estado da Paraíba, sobretudo diante da não implementação pelo TJ, da Resolução 153 do CNJ, que assegura o pagamento antecipado pelo cumprimento dos mandados oriundos da assistência judiciária gratuita, Fazendas e Ministério Público.
Vítima de acidente de motocicleta no exercício das atividades, José Valter ainda sofreu um acidente vascular, que lhe deixaram com deficiência de locomoção. Ainda assim, ele continua desempenhando as funções, adiando uma aposentadoria a que faz jus, que lhe traria hoje irreparáveis prejuízos financeiros, com as perdas da indenização de transporte, risco de vida e auxílio-alimentação.
Durante recente visita à Comarca, o presidente do Sindojus, Antônio Carlos Santiago, falou sobre a luta de entidade na busca do cumprimento da referida Resolução, que eliminará o prejuízo que a categoria vem sofrendo, ao utilizar seu próprio salário para custear o cumprimento de mandados. Sobre esse assunto, oficiais de justiça de todo o estado estarão reunidos às 13h00 da próxima sexta-feira, no auditório do Fórum da Comarca de Campina Grande, para avaliar a proposta do TJ, de formação de Comissão, integrada pelo Sindojus, Defensoria Pública e Governo do Estado.