“Que política de segurança queremos para a Paraíba ?”, é o tema do debate que será promovido pelo PSOL Paraíba às 18h30 da próxima segunda-feira no auditório do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba, na Praça João XXIII, 60, no bairro de Jaguaribe (bifurcação da rua Maximiano Chaves com avenida Vasco da Gama).
O encontro, que visa discutir e construir alternativas voltadas à elaboração de programa de governo a ser registrado após consolidação da pré-candidatura de Tárcio Teixeira, terá como debatedores a presidente da Associação dos Policiais da Paraíba (Aspol-PB), o sargento policial militar Pereira e a professora do curso de Direito da UFPB, Ana Lia Almeida.
Oficiais de Justiça vulneráveis
O presidente do Sindojus-PB, Benedito Fonsêca, destacou que o tema interessa diretamente à categoria, pelos riscos, inclusive, aos quais está exposta no exercício das atividades, a exemplo da agressão e assalto de motocicleta registradas recentemente contra Oficiais de Justiça nas cidades de Campina Grande e São João do Rio do Peixe.
Nesse sentido, a entidade defende emenda parlamentar para inserir a categoria no Projeto de Lei n. 6.662/2016 (Lei Orgânica da Segurança Pública), pela periculosidade a que está exposta no cumprimento de citações, intimações, bem como efetivação de conduções coercitivas, prisões e afastamento do lar de infratores da Lei Maria da Penha, em localidades inóspitas e com alto índice de violência.
“Apartidário que é, o Sindicato está pronto a apoiar iniciativas como essa, oriundas de quaisquer correntes políticas, pela relevância que tem para a sociedade como um todo, que nossa categoria não só integra, como diariamente está muito próximo dela, efetivando cumprimento de decisões junto aos jurisdicionados”, afirmou.