Agente do Poder Judiciário Federal, Joilton Batista de Andrade proferiu palestra, na tarde da última quinta-feira (27), no auditório do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus-PB), sobre o tema “Procedimento de Segurança Urbana”. A palestra foi destinada a Oficiais de Justiça e outros profissionais do Poder Judiciário da Paraíba.
A essência da palestra, segundo ele, foi fazer com que os Oficiais de Justiça, que não tem conhecimento técnico, consiga visualizar situações que atentem contra a segurança para minimizar riscos contra sua vida e as vidas dos seus familiares. “Em síntese: dar conhecimento ao cidadão, que não têm a visão aguçada de segurança, para minimizar riscos contra sua vida, as vidas dos seus familiares e a defesa do seu patrimônio”, reforçou.
Segundo ele, os Oficiais de Justiça estão sujeitos a uma violência maior e desenfreada, em função do cumprimento de alguns mandados, que muitas vezes são desfavoráveis à parte contrária. Joilton Batista concorda que eles portem armas, no exercício da profissão, desde que sejam submetidos a treinamento para lidar com uma possível futura realidade.
“Não basta só portar uma arma e ter um treinamento básico. É preciso que tenham conduta, uma complementação para que possam desempenhar a profissão deles e garantir a própria segurança”, declarou.
A apresentação do palestrante coube ao vice-presidente Joselito Bandeira, que destacou ser o assunto de suma importância para o desempenho das funções dos Oficiais de Justiça. “O tema é pertinente e faz parte da valorização que devemos ter”, afirmou.
Por sua vez, o presidente Benedito Fonsêca vaticinou que o conteúdo apresentado na ocasião, será disponibilizado em outros eventos a serem realizados pelo Sindojus-PB para mais filiados e pessoas interessadas.
Quem é
Joilton é graduado em Direito, tem pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil. É oficial do Exército e foi agente de Polícia Civil da Paraíba, formado pela Acadepol-PB. É instrutor credenciado pela Polícia Federal em sete disciplinas do Curso de Formação e Reciclagem de Vigilantes.
Tem curso de instrutor de armamento e tiro. Também tem curso de perito judicial e outros cursos na área de segurança. Tem experiência em cursos de formação de condutores de veículos no Exército Brasileiro e foi instrutor de diversas disciplinas na instituição.