O presidente do Sindojus-PB, Joselito Bandeira, participou quinta-feira, em Brasília, de reunião institucional da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil, da qual é diretor legislativo.
Ele destacou a importância de a categoria contar com dois Oficiais de Justiça como deputados federais (Charlles Evangelista e Ricardo Sillva) e um terceiro (Felício Laterça), que antes de ser delegado da Polícia Federal, foi OJ e é casado com uma Oficiala de Justiça. “Isso nos dá visibilidade e força política”, pontuou.
O encontro contou com a participação dos ministros da Saúde e do Turismo, Marcelo Queiroga e Gilson Machado, dos deputados federais Ricardo Silva, Felício Laterça, Charlles Evangelista, Antônio Carlos Nicolette e Carla Zambelli, dos presidente e vice-presidente do PTB, Roberto Jefferson e Graciela Nienov, do presidente do PTB-PE Coronel Meira, do comandante da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antônio Aginaldo e da assessora Maíra Nunes (representando o deputado federal Efraim Filho).
Na ocasião, o presidente da Afojebra discorrreu sobre a força de trabalho dos Oficiais de Justiça e mostrou as dificuldades enfrentadas no exercício da função. O ministro paraibano Queiroga declarou apoio em priorizar os OJ’s na vacinação contra a Covid-19, disse reconhecer a exposição da categoria na pandemia e afirmou que o processo de imunização será anual.
As dificuldades enfrentadas pelos Oficiais de Justiça também foram reconhecidas pelo ministro Gilson Machado, pela deputada Carla Zambelli e pelo coronel Aginaldo. Este último considerou os OJ’s verdadeiros heróis, por cumprirem mandados de constrição sozinhos. Para o presidente do PTB, Roberto Jefferson, são mensageiros do bem.Todos manifestaram apoio à categoria.
Já o deputado Laterça declarou ser totalmente contrário à PEC 32 no atual cenário brasileiro. O presidente da Afojebra, Edvaldo Lima, considerou o encontro um marco na história do Oficialato nacional. “Queremos ver os Oficiais de Justiça de todo o país em destaque na justiça brasileira, não apenas em estado A ou B”, afirmou.
Em seu pronunciamento, ele deixou clara a necessidade da vacinação e uma reflexão sobre a PEC 32 e ao final, agradeceu a todos, em especial ao coronel Meira, pelo incentivador que é, do engrandecimento da categoria.
Por sua vez, o vice-presidente da Associação Mário Medeiros Neto, lembrou que a entidade representativa precisa sempre mostrar o valor dos Oficiais de Justiça para as principais autoridades que dirigem o país quando tem oportunidade.
“Essa arte da articulação é o que poderá permitir que a categoria avance degraus de valorização de forma mais célere e efetiva. A categoria está sempre em primeiro plano e acima de qualquer outro interesse; temos esse forte compromisso com a profissão que dá o sustento para nossas famílias”, finalizou. Todos os demais diretores aproveitaram o momento para apresentar às autoridades presentes demandas para os seus Estados.