Marcado por aflição e orações, o final de semana terminou ontem com a tranquilizadora informação e mobilização do encontro, no município de Esperança, do colega Oficial de Justiça Theóphilo Dantas da Silva, que desde então se encontra já de volta à sua residência, em Campina Grande.
O final feliz foi possível, graças a Deus e ao empenho de familiares, amigos e colegas, bem como dos que fazem o Sindojus-PB, nas pessoas de diretores e filiados.
O quadro de depressão enfrentado por Theóphilo, lamentavelmente, não é um caso isolado na categoria, na qual vários dos seus integrantes têm tido ao longo dos anos, a saúde mental comprometida por várias razões de ordem profissional, como os riscos aos quais são diariamente expostos, a sobrecarga e condições de trabalho, bem como elevada carga de stress.
“No ano passado, um colega chegou a cometer um ato extremo contra a própria vida, há vários, afastados por problemas psiquiátricos e outros, que mesmo com o lado psicológico afetado, continuam trabalhando, para não terem prejuízo em seus contracheques durante eventual afastamento”, afirmou o presidente Joselito Bandeira.
Ele confirmou que está buscando uma agenda com o desembargador-presidente do TJ, Saulo Benevides para tratar da situação. “Confiamos em sua sensibilidade à questão e atenda ao nosso pedido, para que determine Gerência de Qualidade de Vida, a adoção, com a máxima urgência, de uma política pública de apoio permanente à saúde dos colegas.